Como otimizar sua listagem no Google Meu Negócio
- 19/06/2024
Como otimizar sua listagem no Google Meu Negócio para atrair mais clientes locais?

Como otimizar sua listagem no Google Meu Negócio
25% das pesquisas realizadas no Google são de natureza geográfica! E no topo da página de resultados da pesquisa , você encontrará os perfis do Google Meu Negócio ! Para alcançar esse Santo Graal, você precisa saber como otimizar sua listagem de negócios ! Neste tutorial , explicarei passo a passo como melhorar seu SEO local e alcançar uma clientela local .
🚀 Leitura rápida: Principais etapas para otimizar uma listagem do Google Meu Negócio
Neste post, vou explicar como otimizar seu perfil do Google Meu Negócio (GMB) e, assim, atrair o máximo de clientes possível para seu estabelecimento! Aqui estão os pontos abordados:
- os princípios básicos de uma listagem GMB,
- 12 etapas de otimização para uma listagem do Google Meu Negócio,
- entender e aproveitar as estatísticas do Google.
Para saber como melhorar sua visibilidade local no Google, continue lendo!
🧑🏫 O ABC das listagens do Google Meu Negócio
As listagens do Google Meu Negócio permitem que o Google exiba uma lista de empresas próximas durante uma pesquisa geolocalizada [1] . Informações essenciais para o usuário são exibidas, permitindo que ele encontre rapidamente a resposta para suas necessidades. Aqui está o que o usuário quer saber antes de tomar uma decisão:
- o endereço comercial,
- horário de funcionamento,
- serviços oferecidos,
- avaliações de outros clientes.
Descubra um estudo de caso sobre o impacto do GMB e das avaliações de clientes
Como você pode ver na captura de tela acima, os estabelecimentos exibidos também estão presentes no Google Maps . Portanto, ao otimizar adequadamente sua listagem no Google Meu Negócio, você se beneficia de excelente visibilidade no mecanismo de busca mais usado no mundo.
Observe que muitas plataformas de terceiros usam a API do Google Maps para oferecer resultados localizados aos seus usuários. Otimizar sua listagem do Google My Business é uma excelente maneira de melhorar sua visibilidade na Web sem gastar um centavo.
De fato, uma listagem do Google Meu Negócio é gratuita ! Além disso, sendo colocada no topo da página de resultados do mecanismo de busca, ela gera um número significativo de cliques. Seria uma pena não aproveitar ou não otimizá-la corretamente!
Além disso, o Google usa essas informações para enriquecer seu vasto banco de dados. Isso permite que ele forneça uma resposta relevante às necessidades dos Googlers que realizam uma busca local.
Então, se você usa marketing digital para promover seu negócio, você precisa absolutamente saber os truques para aproveitar essa oportunidade oferecida pelo Google! Para aprender como otimizar sua listagem do Google Meu Negócio , basta ler o restante deste post.
🎯 12 passos para otimizar sua listagem no Google Meu Negócio
Antes de criar seu perfil do Google Meu Negócio, recomendo fortemente verificar se você ainda não tem um ! De fato, uma duplicata reduziria muito suas chances de aparecer no SERP do Google. Para fazer isso, basta fazer uma pesquisa aqui .
Se você encontrar um anúncio que corresponda ao seu estabelecimento, você só precisa reivindicá-lo para atualizá-lo e otimizá-lo.
Se você ainda não tem uma listagem no GMB , basta acessar esta página oficial para criá-la: https://www.google.com/business/
Aqui estão os 12 passos para começar a otimizar sua listagem do Google My Business . Observe que quanto mais você disser e mais preciso for, maior a probabilidade de aparecer nos resultados do mecanismo de busca.
1. Forneça o nome exato da sua empresa
Se você tiver uma placa visível na rua, use o nome nela para que seus clientes possam encontrá-lo facilmente.
2. Selecione o tipo de atividade
Essas informações permitem que o Google favoreça sua visibilidade de acordo com o tipo de busca realizada.
Insira o tipo de atividade da sua listagem do GMB
3. Insira a categoria de atividade
Isso ajuda o consumidor a conhecer toda a gama de serviços que você oferece.
Insira a categoria de atividade do seu estabelecimento no Google. A importância da escolha da categoria (estudo de caso).
4. Forneça seu endereço comercial
Seria uma pena se seus clientes não conseguissem encontrar você !
Insira o endereço da sua empresa no Google Meu Negócio
5. Coloque sua empresa no Google Maps
Para permitir ampla visibilidade e fácil acesso ao seu negócio. Localize sua empresa no Google Maps
6. Compartilhe suas informações de contato
Aproveite a oportunidade para destacar seu site e permitir que seus futuros clientes entrem em contato com você por telefone.
Compartilhe suas informações de contato comercial no Google
7. Adicione o horário de funcionamento
Seja preciso e mantenha seu horário de funcionamento atualizado para evitar o risco de receber avaliações ruins de clientes decepcionados. Adicionar horário de funcionamento no Google Meu Negócio
8. Aproveite as mensagens do Google.
Os usuários podem então entrar em contato com você por mensagem sem tempo de espera. Aproveite as vantagens do Google Messaging para sua empresa.
9. Adicione uma descrição do seu estabelecimento
Seja o mais abrangente possível e use palavras-chave para impulsionar sua visibilidade no Google. Você tem apenas 750 caracteres, então seja conciso e preciso para otimizar seu perfil o máximo possível.
Descrição do seu negócio no Google Meu Negócio
10. Compartilhe imagens na sua listagem do GMB
Vitrine, interior, produtos, pratos, menu, etc. Destaque tudo o que parecer relevante ! Os formatos JPEG e PNG são aceitos, com tamanho variando de 10 KB a 5 MB e resolução mínima de 720 px. Preste atenção à qualidade das suas fotos! Insira imagens na sua listagem do Google Meu Negócio
8 dicas para otimizar imagens para sua listagem no Google Meu Negócio e melhorar o SEO local.
11. Verifique seu perfil do Google Meu Negócio
Em até 14 dias, você receberá uma carta com um código de verificação no endereço postal da sua empresa. Observe que se você não validar seu estabelecimento, ele não aparecerá nas buscas do Google! Validação de uma listagem do Google Meu Negócio.
12. Publique conteúdo na sua listagem do Google Meu Negócio
Depois que seu estabelecimento for verificado, escreva periodicamente artigos curtos para promover eventos que você organiza ou dos quais é parceiro e os produtos/serviços que você oferece (clique aqui para fazer isso). Adicione conteúdo à sua listagem do GMB.
A influência das postagens do Google no SEO local (estudo de caso)
👁️ Verifique a otimização e o desempenho da sua listagem do Google Meu Negócio
O Google fornece estatísticas de uso que permitem otimizar sua listagem do Google Meu Negócio a longo prazo. Na verdade, ao informá-lo sobre a maneira como seus clientes operam, você pode refinar certos aspectos do seu perfil para tentar melhorar sua taxa de conversão.
Para acessar essas informações, basta acessar a página de gerenciamento de listagens de empresas (https://business.google.com/locations ). Escolha o estabelecimento de sua preferência, clique em “Ações” (canto superior direito) e selecione “Estatísticas”.
Acesse as estatísticas da sua listagem do Google Meu Negócio
Você pode então obter uma visão geral das seguintes informações para um determinado período (que você pode definir manualmente):
- como seus clientes encontraram seu perfil (pesquisas totais, diretas e de descoberta),
- onde os usuários encontraram você (pesquisa do Google ou Google Maps) com seções para
- visualizações e impressões totais,
- quais ações seus clientes realizaram (visitar seu site, procurar direções, ligar e clicar em fotos).
Com base nos resultados obtidos, você saberá quais aspectos do seu perfil no Google Meu Negócio são mais importantes para otimizar e se você também deve se concentrar mais na página de destino do seu site.
🎬 Conclusão
A otimização de uma listagem do Google Meu Negócio é feita em 4 etapas :
1. Preencha seu perfil do GMB cuidadosamente,
2. Valide seu estabelecimento,
3. Mantenha-se ativo (responda a comentários, publique postagens e seja receptivo às mensagens),
4. Monitore estatísticas para otimizar os elementos mais eficazes.
Ao fazer isso, seu estabelecimento estará visível nos resultados de busca do Google e no Google Maps . Este é um ponto-chave para atingir uma clientela local e altamente qualificada. Não perca esta oportunidade de aumentar sua receita!
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